03 setembro 2023

Número de inquéritos abertos pela PF a pedido do Ministério da Justiça bate recorde com Dino


Foto: Fabio Rossi/Agência O Globo

O ministro da Justiça, Flávio Dino, ainda não havia completado um mês no cargo quando anunciou, no fim de janeiro, que havia determinado à Polícia Federal que investigasse a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter cometido genocídio de povos ianomâmis durante seu governo. Dino mostrava ali uma prática que se repetiria com frequência nos primeiros sete meses deste ano. Dados obtidos pelo O Globo mostram que a atual gestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública bateu recorde no número de pedidos de instauração de inquéritos à PF, corporação que é vinculada à pasta, com 78 investigações.

Os números indicam que, desde a nomeação de Flávio Dino, o ministério intensificou uma prática que havia crescido no governo Jair Bolsonaro, gestão responsável pelos três recordes anteriores, sendo 58 inquéritos no mesmo período em 2021. Esse tipo de demanda era bastante incomum antes de 2020, e especialistas atribuem essa mudança à polarização política do país.

Procurado, o ministério afirmou que metade dos inquéritos foi aberta por determinação direta de Dino, sendo 29 para investigar crimes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros dez para apurar condutas com “repercussão interestadual ou internacional”. Essas são as duas hipóteses previstas na legislação para a pasta ordenar uma investigação.

As outras investigações são, de acordo com o ministério, “pedidos, e não determinação de inquérito, em face de crimes contra a honra de funcionário público federal”. “Não é, portanto, algo relativo ao ministro da Justiça e sim um direito de qualquer funcionário público federal”, diz, em nota. No levantamento enviado ao O Globo, obtido via Lei de Acesso à Informação, a PF informou que todas os procedimentos foram “oriundos de documentos enviados pela pasta”.

Leia Mais essa noticia no Blog o BG, VEJA AQUI,

Fonte : Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário