Caern aponta que volume de casos de falta de água está dentro da média e que aumento da demanda no verão influencia - Foto: Arquivo TN
A falta de água em pleno verão tem sido alvo de reclamação de potiguares neste início de ano. Conforme ocorrências divulgadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 19 municípios já tiveram episódios de parada de abastecimento nos 11 primeiros dias de 2024. O motivo mais comum registrado é o surgimento de vazamentos. Moradores relatam dificuldades para realização de afazeres domésticos e até para tomar banho.
As cidades de Portalegre, Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, Poço Branco, Santana do Matos, Currais Novos, Paraú e Bento Fernandes já sofreram com a falta de água, além de bairros de Parnamirim e Natal. O que o desabastecimento nesses municípios têm em comum é a causa: vazamentos na rede.
Além disso, queda de energia, serviços de manutenção, como o que foi necessário em Taipu, e furtos de equipamentos, como o que provocou paradas em Caicó e São Fernando, são outras causas, de acordo com o presidente da Caern, Roberto Linhares.
“As paradas, em si, nós só podemos falar de forma geral: se a gente para por causa de um vazamento, como por exemplo o que houve nas Quintas, ali foram dois seguidos. Quando acontece, a gente tem a obrigação de tirar, se não é água na rua, levando rua, levando casa”, afirmou Linhares. De acordo com o presidente da Caern, o volume de casos de paradas de abastecimento registrados no Rio Grande do Norte nos últimos dias “não tem nada de excepcional”.
Um dos locais com registro de queixas de falta de água é no distrito de Pium, em Parnamirim. Para a diarista Josiane Veloso, 51 anos, tomar banho de chuveiro se tornou um luxo. De acordo com ela, desde o mês passado, a família e vizinhança sofrem com desabastecimento frequente. Diante da situação, a mulher diz que já pensou até em se mudar de casa e que, para tomar banho, a família precisa usar baldes.
Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI,
Fonte: Portal da Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário