20 maio 2024

Brasil responde a mobilização “pré-guerra” da Venezuela com preparação de defesas em Roraima

Exército reforçou sua presença em
Roraima para proteger fronteiras de
ameaças de Nicolás Maduro,
ditador e presidente da Venezuela|
Foto: Reprodução/Exército
Matéria da Gazeta do Povo, com o título "Brasil responde a mobilização “pré-guerra” da Venezuela com preparação de defesas em Roraima"

O Exército Brasileiro tem movimentado equipamentos - entre eles mísseis e carros de combate - e modernizado instalações militares para criar defesas na região fronteiriça de Roraima e assim dissuadir forças militares da Venezuela de usarem o território brasileiro em uma possível invasão à Guiana. A ação ocorre em paralelo a movimentações de tropas do lado venezuelano compatíveis com um cenário pré-guerra, segundo relatório divulgado na semana passada pelo think tank americano Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês).


O CSIS identificou em território venezuelano por imagens de satélite a expansão de uma base militar e da pista de uma base aérea e o posicionamento de forças navais em locais estratégicos. Além disso foram criados novos comandos militares e estruturas legais para alegadamente supervisionar a defesa da região a ser anexada. Esses são indícios de que o país pode estar de fato se preparando para realizar uma invasão na Guiana.

GAZETA DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário