A partir de 2 de janeiro de 2025, os produtores rurais estarão obrigados a utilizar a NFP-e (nota fiscal eletrônica) nas operações estaduais. Nessa data, o documento comprobatório físico (em papel) perderá sua validade, e todo o processo de emissão será realizado de forma 100% online por meio do site da Secretaria da Fazenda dos Estados. O procedimento específico para a emissão dependerá das particularidades de cada unidade da Federação.
Antes do prazo final, os produtores precisam obter a certificação eletrônica, que funciona como uma espécie de assinatura digital. Caso ainda não a possuam, poderão obtê-la por meio das Autoridades Certificadoras (ACs), como o Serasa, por exemplo. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esclareceu ao Poder360 que o governo federal disponibiliza uma lista das autoridades certificadoras autorizadas.
Essa mudança representa um impulso para a transformação tecnológica no setor, especialmente para os pequenos e médios produtores, de acordo com a CNA. Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da entidade, reconhece que a operação é desafiadora para o setor.
Leia mais essa noticia, no Blog de Robson Pires, VEJA AQUI.
Fonte : Blog de Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário