Marcelo Queiroz aponta três fatores para alta de empregos, entre eles, a baixa no ICMS de 20% para 18%. Foto: Cedida
Os secretários estaduais da fazenda, Carlos Eduardo Xavier e da Administração, Pedro Lopes, recorreram às redes sociais para rebater as afirmações de representantes dos segmentos empresariais do Rio Grande do Norte, que apontaram a redução na alíquota do ICMS, que desde janeiro passou de 20% para 18%, como um dos fatores que influenciaram na geração de empregos no primeiro semestre de 2024. Para eles, essa interpretação não reconhece o esforço do governo federal, ao passo que busca vincular algo positivo à redução do imposto. O Rio Grande do Norte encerrou o período com um saldo positivo de 13.060 novos postos de trabalho, puxado pelos setores de serviços, construção civil e comércio.
Na tarde desta segunda-feira (05), representantes de entidades de diferentes segmentos reagiram às críticas dos secretários. Com base nos dados disponíveis, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) diverge dos secretários. “Conforme já nos posicionamos, o desempenho do emprego formal no Estado no primeiro semestre é atribuído a três fatores principais: aumento da renda média do trabalhador, que subiu cerca de 9% no período; aumento de 13,6% no volume de crédito ofertado e diretamente ao consumidor; e a manutenção do modal de ICMS no RN em 18%, resultando na injeção de aproximadamente R$ 300 milhões que seriam pagos em impostos no mercado consumidor”, informou o presidente da entidade, Marcelo Queiroz.
Quanto à influência nos preços dos produtos, ele diz que a composição dos preços no varejo leva em conta um conjunto de fatores, que vão além dos tributos, como custos da matéria-prima, da mão de obra, câmbio, logística e aluguéis, entre outros. “Além disso, desde abril deste ano, tivemos várias alterações no regime especial dos atacadistas, bem como no crédito presumido. Essas mudanças acarretaram aumentos nas alíquotas que variaram entre 1 e 2 pontos percentuais, a depender dos produtos comercializados”, informou Queiroz.
Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.
Fonte : Portal da Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário