31 outubro 2024

Sindicato marca “café com biscoito” na Seap após acusar secretária de assédio

 O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN) marcou para a próxima segunda-feira (4), às 9h, um ato público intitulado “Café com Biscoito”, na Secretaria de Administração Penitenciária. A ação, de acordo com o Sindppen, vai ocorrer em cobrança por respeito aos policiais penais.

O protesto foi marcado após a presidente do sindicato, Vilma Batista, acusar a secretária-adjunta da Administração Penitenciária (Seap), Arméli Brennand, de cometer um ato de abuso de autoridade, constrangimento ilegal, assédio moral e humilhação contra um policial penal.

Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.

Fonte : Portal da Tribuna do Norte

Policial penal suspeito de furto e invasão no gabinete da Seap presta boletim

 A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) se pronunciou, nesta quinta-feira (31) sobre o caso que envolve um policial penal, suspeito de cometer furto e invadir o gabinete do secretário da pasta. De acordo com a Seap, o caso, registrado por câmeras de vigilância, ocorreu no início do expediente de terça-feira (29). O policial penal prestou um boletim de ocorrência na delegacia para esclarecer os fatos.

Ainda de acordo com as informações da Seap, o servidor de plantão na segurança do prédio abandonou a Central de Monitoramento por câmeras em diversas oportunidades. As imagens das câmeras mostraram o momento em que esse servidor adentrou no gabinete do secretário sem a devida autorização.

Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.

Fonte : Portal da Tribuna do Norte

Governo Lula quer liberdade para mexer em despesas do Orçamento sem autorização do Congresso

 


                                                        Foto: Wilton Junior/Estadão

O governo Lula quer ter o poder de mexer em despesas dentro do Orçamento sem autorização do Congresso. O presidente encaminhou duas propostas aumentando essa autonomia, uma alterando a lei orçamentária de 2024 e outra no projeto de Orçamento de 2025, mas enfrenta resistência do Legislativo. O Ministério do Planejamento e Orçamento argumenta que a intenção é colocar os recursos necessários para gastos obrigatórios e cumprir o arcabouço fiscal.

As propostas incluem a possibilidade de cancelamento total de despesas de custeio da máquina pública, investimentos e emendas parlamentares para cobrir gastos obrigatórios, como aposentadorias e benefícios sociais, sem passar pelo Congresso. Atualmente, o Poder Executivo consegue fazer isso cortando até 30% dos gastos por conta própria, mas o que passar desse limite precisa de aprovação do Legislativo. No caso das emendas, qualquer cancelamento só acontece com a concordância do congressista que indicou o recurso.

A tentativa do governo ocorre em meio à agenda de corte de gastos em estudo pela equipe econômica e ao avanço do Legislativo sobre os recursos da União. Além de reduzir o crescimento dos gastos obrigatórios, o Executivo federal também quer a liberdade de poder mexer por dentro do Orçamento, tirando dinheiro de algumas áreas e colocando em outras, a depender da necessidade, sem depender dos parlamentares.

Uma das propostas, que mexe na lei orçamentária de 2024 e foi replicada na proposta de 2025, é permitir ao governo cancelar integralmente despesas de custeio da máquina e investimentos que estejam bloqueadas e usar o dinheiro para cobrir gastos obrigatórios, como aposentadorias e benefícios sociais, sem aprovação do Congresso. Hoje, o governo só pode mexer em 30% dos recursos disponíveis.

O projeto de 2024 foi aprovado na Comissão Mista de Orçamentos (CMO) durante uma reunião esvaziada, no dia 16 de outubro, e ainda passará pelo plenário. Com a medida, o governo teria dois instrumentos na mão para controlar o Orçamento: congelamento e cancelamento de gastos casado com remanejamento de despesas. Atualmente, há R$ 13 bilhões em recursos bloqueados no Orçamento para cumprir o arcabouço fiscal. Se a proposta for aprovada, o governo conseguirá cancelar esses recursos de forma definitiva do Orçamento e ainda usar o saldo disponível que não foi congelado para outras áreas.

Proposta de 2025 traz autonomia maior

Para 2025, a mudança no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) é ainda mais drástica. O governo quer aval para cancelar integralmente uma despesa do Orçamento, bloqueada ou não, e colocar o dinheiro em despesas obrigatórias sem necessidade de passar pelo Congresso.

Se for para colocar o dinheiro em despesas não obrigatórias, permanece o limite de 30%, mas a quantidade de ações que podem receber recursos por ato próprio do Executivo aumenta de cinco para 17, incluindo censos do IBGE, emprego das Forças Armadas em terras indígenas e auxílio-moradia para agentes públicos.

No caso das emendas , o governo quer o poder para cancelar recursos indicados por deputados e senadores e colocar o dinheiro em outras áreas sem a concordância dos parlamentares, conforme o projeto de Orçamento de 2025. A anuência do autor da emenda e impedimentos técnicos que impossibilitem a continuidade da obra beneficiada são condições obrigatórias para cancelar uma emenda atualmente, mas não seriam mais exigidos.

O Ministério do Planejamento e Orçamento afirmou à reportagem que o objetivo da proposta é garantir o atendimento de despesas obrigatórias com o uso do dinheiro de despesas bloqueadas.

A pasta argumentou que, antes do quinto bimestre do ano, essa autorização de remanejamento fica em geral limitada a 30%, e é necessário ampliar para dispensar a necessidade de o Poder Executivo encaminhar um projeto ao Congresso, “o que pode não ser adequado para o atendimento da necessidade em despesas obrigatórias.”

O ministério citou que há proposta semelhante no texto do projeto de lei de 2025, mas não teceu comentários específicos sobre as medidas mais rígidas, afirmando que o texto ainda vai ser analisado pelo Legislativo.

Parlamentares falam em ‘cheque em branco’

Técnicos do Congresso apontam que a proposta do governo dá uma liberdade para que o Poder Executivo não dependa mais dos parlamentares para mexer por dentro do Orçamento ao longo do ano. Atualmente, sempre que ele precisa fazer um remanejamento entre despesas, encaminha um projeto de lei.

Só neste ano, foram 30 propostas nesse sentido para gastos específicos e outras serão necessárias até o fim do ano. Na prática, os deputados e senadores deixariam de opinar nas mudanças e perderiam influência.

Nos bastidores, a proposta é classificada por parlamentares como um “cheque em branco” para o governo. Alguns argumentam que o Executivo passaria a arbitrar o Orçamento, apagando o papel da Comissão Mista de Orçamentos do Congresso (CMO), formada por deputados e senadores e responsável por aprovar todas a movimentação nas contas da União. “O Congresso não abrirá mão da sua autonomia e prerrogativas”, afirmou o relator do Orçamento de 2025, Angelo Coronel (PSD-BA).

O Congresso tem reagido a qualquer investida do governo de recuperar poder no Orçamento conquistado pelos parlamentares nos últimos anos com as emendas, que atingiram valores recordes e hoje somam aproximadamente R$ 50 bilhões. Somam-se a isso as insatisfações com manobras como os gastos fora dos limites fiscais por meio de fundos públicos e a desconfiança com a proposta de retirar estatais do Orçamento convencional da União, os dois casos revelados pelo Estadão. “Sou contra retirada de prerrogativas do Congresso”, disse o deputado Claudio Cajado (PP-BA), que foi relator do arcabouço fiscal.

As consultorias de orçamento da Câmara e do Senado concluíram que a iniciativa do governo de pedir mais autonomia no trato do Orçamento precisa de uma reavaliação. “Esse aspecto merece sempre reavaliação, pois pode representar demasiada flexibilidade concedida ao Poder Executivo para alterar as dotações consignadas a despesas primárias discricionárias constantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social”, diz nota assinada pelas equipes técnicas das duas casas.

Estadão Conteúdo

Fonte : Blog do BG

Farmacia de plantão hoje, en Currais Novos RN

 

Pode ser uma imagem de texto

Veja partidos que mais elegeram prefeitos no RN nas eleições 2024

 

Com o fim das eleições de 2024, o Rio Grande do Norte definiu os prefeitos dos 167 municípios. No pleito, o MDB foi o partido que mais conquistou prefeituras neste ano, com 45. Em segundo lugar aparece o União Brasil com 28. E em terceiro, aparece o PSD com 21. Em seguida, o PL vem com 18 prefeitos eleitos. Nesta eleição, o PT conquistou apenas sete prefeituras.

Após Paulinho Freire ser eleito em Natal, o União conquistou mais um prefeitura, totalizando assim 28 cadeiras municipais. Já o MDB, conquistou a prefeitura em 45 municípios e entre as cidades estão Angicos, Baía Formosa, Lajes e Monte Alegre.

Leia mais essa noticia, no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI,

Fonte: Portal da Tribuna do Norte

Aniversário do deputado Tomba Farias terá Missa de Ação de Graças nesta quinta-feira e shows do Grafith, Bonde do Brasil e Forró dos 3 na sexta-feira


Com a presença de amigos, familiares, correligionários e lideranças políticas, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Tomba Farias (PSDB), inicia nesta quinta-feira, dia 31, as comemorações de seu aniversário, com Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Santa Cruz, às 19 horas. Na sexta-feira, na Vila de Todos, haverá festa aberta ao público, com shows das bandas Grafith, Bonde do Brasil e Forró dos 3, a partir das 22 horas.

“Vamos comemorar ao lado do povo como faço há vinte anos”, ressalta o deputado.

A festividade do aniversário do deputado Tomba Farias, que completa 66 anos, já é tradição na cidade de Santa Cruz e agrega convidados vindo de várias regiões do estado.

“Trata-se de uma oportunidade para reunir os amigos e juntos celebrarmos as bênçãos e dádivas divinas em nossas vidas”, destaca.
Para esse ano, está sendo prevista uma grande movimentação de participantes do evento, o que contribui para a economia local, através da ocupação de leitos da hotelaria, que hoje detém cerca de 600 leitos.

“Trata-se de uma festa que já é tradicional e que sempre temos a honra de participar, levando a nossa música para alegar a noite dos convidados e celebrar a vida de um deputado amigo que tem um trabalho destacado em favor dos municípios”, disse o músico Júnior Grafith, durante visita de cortesia que fez ao gabinete do parlamentar.

Fonte : Blog de Robson Pires 

Paróquias de Currais Novos anunciam programação especial para o Dia de Finados

 


Foto: Mariano da Silva

As paróquias de Currais Novos divulgaram a programação das missas para o Dia de Finados, que será celebrado neste sábado, 2 de novembro. Fiéis terão diversas opções de horários e locais para prestar homenagens aos entes queridos falecidos.

Na Paróquia de Sant’Ana, as missas serão realizadas em diferentes pontos da cidade e zona rural:

• 5h – Cemitério Sant’Ana

• 7h – Matriz de Sant’Ana

• 8h – Capela de São Sebastião

• 16h30 – Capela de Santa Maria Goretti

• 17h – Capela de Santos Reis

• 17h – Cemitério do distrito da Cruz

• 19h – Cemitério Nossa Senhora de Fátima

Na Paróquia da Imaculada Conceição, as missas acontecerão nos seguintes horários:

• 8h30 – Matriz

• 19h – Matriz

Paróquia de São Francisco de Assis também preparou celebrações especiais:

• 9h30 – Cemitério da Pax Deus é Grande

• 16h30 – Missa na Matriz de São Francisco

Essa programação oferece aos fiéis de Currais Novos a oportunidade de participarem de missas em diferentes locais e horários, em um momento de fé e recordação dedicado à memória dos falecidos.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros


O deputado Tomba Farias publicou em seu facebook, sobre seu aniversário no dia 01 de novembro do corrente ano.

 

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto

O deputado Tomba Farias publicou em seu facebook, sobre seu aniversário no dia 01 de novembro do corrente ano, veja a publicação.......Amanhã é dia de festa no município de Santa Cruz. Chegou a véspera do aniversário do deputado #TombaFarias. Vamos todos curtir amanhã a festa na Vila de Todos.

Karla Dickson já se deu bem duas vezes como suplente

 


Mais uma vez, Karla Dickson deixará a suplência para assumir uma cadeira de deputada federal. Na legislatura passada, ela ocupou o lugar de Fábio Faria, que saiu para ser ministro de Bolsonaro. Agora, com a eleição de Paulinho Freire (União Brasil) para a Prefeitura de Natal, Karla retorna à Câmara dos Deputados. E quem ainda acha que ser suplente não é vantajoso? Karla é o exemplo de que a suplência, bem posicionada, pode abrir portas e garantir presença constante no cenário político, mesmo sem ter vencido diretamente nas urnas.

Fonte : Blog de Robson Pires

Governo conclui nesta quinta-feira (31), o pagamento salarial do mês de outubro

 

O pagamento contempla os servidores que ganham acima de R$4 mil, trabalhadores da Educação e pastas com recursos próprios.

Nesta quinta-feira (31), o Governo do Rio Grande do Norte conclui o pagamento do salário referente ao mês de outubro para os servidores públicos estaduais. Serão injetados na economia local mais de R$ 380 milhões, beneficiando 64 mil pessoas.

Amanhã será os vencimentos na conta dos servidores ativos, inativos e pensionistas que ganham acima de R$4 mil (bruto), além dos trabalhadores da Educação e aqueles que estão lotados em pastas com recursos próprios.

Aos que possuem portabilidade bancária, entretanto, devem consultar o prazo acordado junto ao banco escolhido para o recebimento do salário.

Servidores que ganham até R$4 mil, além de toda a categoria da Segurança Pública, já receberam o salário integralmente no dia 25 deste mês, conforme o calendário de pagamentos de 2024. A folha total do mês de outubro corresponde a R$840 milhões.

Cronograma 2024

De acordo com o calendário de pagamentos de 2024, entre setembro e novembro, os servidores que ganham até R$ 4 mil (bruto) e todos os servidores da Segurança Pública receberão o salário no dia 25, enquanto os demais recebem no fim do mês trabalhado. A partir de dezembro, todos os servidores públicos do RN receberão integralmente no final do mês, garantindo a isonomia no pagamento dos servidores.

Fonte : Secretária de Administração do RN

O deputado Tomba Farias publicou em seu facebook, convite para a missa do seu aniversário.

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto


O deputado Tomba Farias publicou em seu facebook, convite para a missa do seu aniversário, veja a publicação........Convido você para juntos celebrarmos e agradecermos as bênçãos e dádivas divinas em nossas vidas. Missa em Ação de Graças pelo meu aniversário. Próxima quinta-feira, 31, às 19h00, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. #Fé #BomdeTrabalho #Missa #Trairi

Styvenson denuncia colapso na saúde pública da rede estadual

 O senador Styvenson Valentim (Podemos) pediu ao Ministério Público a instauração de procedimentos para verificação e investigação sobre o caos na saúde pública do Rio Grande do Norte. “A situação atual da saúde pública no Estado, especialmente sob a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), é alarmante e requer intervenção urgente. A negligência com a saúde pública e com os seres humanos atinge níveis críticos, conforme evidenciado pelas inúmeras e diárias denúncias da população e da imprensa estadual”, justificou.


Ao encaminhar a representação para o MP, o senador Styvenson Valentim cita “a falta de medicamentos essenciais na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), seja pela ausência de leitos, atendimento, cirurgias de urgência e emergência. A escassez de medicamentos demanda uma ação enérgica do Ministério Público e uma intervenção direta do Judiciário”.
Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.

ALRN devolve LOA ao Governo por prever ICMS de 20% em 2025

 Responsável por relatoria do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2025 na Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Eduardo (Solidariedade) devolveu a peça orçamentária pedindo alterações ao Governo do Estado, sobretudo “por inconstitucionalidade” na estimativa da receita, feita com base numa alíquota de ICMS de 20%, contrariando a lei vigente que estabelece uma alíquota modal de 18%.


“Não temos lei que ampare essa alíquota que eles colocaram. Então é inconstitucional. Não temos como corrigir isso, porque mexe com todo o orçamento. Tem que diminuir a alíquota para 18%, que é o que tem na lei”, argumentou o deputado Luiz Eduardo.
Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.

RN tem o segundo menor número de mamógrafos no SUS do Nordeste

                                                                                     

                   

                                                    Foto: Magnus Nascimento

Um levantamento do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), ligado à Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta que apenas 23% das cidades brasileiras possuem mamógrafos, equipamento fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

Em todo o País, segundo o MMM, existem 6.420 equipamentos, sendo 3.197 em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Norte, são 47 mamógrafos destinados ao SUS, número suficiente para garantir acesso às mulheres em faixa etária para a realização de mamografia. Conforme divulgado pela CNM, o RN possui o segundo menor número de mamógrafos do Nordeste, e está em situação melhor apenas do que Sergipe, que conta com 36 equipamentos.

Além disso, o problema, de acordo com Idaísa Cavalcanti, fundadora do Grupo Reviver, é que a maior parte destes equipamentos está quebrada. A Tribuna do Norte pediu esclarecimentos à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a fim de obter informações de quantos mamógrafos estão em funcionamento, mas não obteve retorno da pasta. A CNM também não detalhou sobre a situação. “A única informação que conseguimos passar é a quantidade de mamógrafos no SUS por unidade federativa”, disse a Confederação.

Tribuna do Norte

Fonte : Blog do BG

Comentário do Blog de Currais Novos

Blog de Currais Novos e população de Currais Novos aguardamos a instalação do TOMOGRÁFO, com emenda destinada pelo deputado Federal Generão Girão, vamos sempre lembrar.