17 outubro 2024

Aumento da Fuga de Venezuelanos pela Selva Mais Perigosa do Mundo Após Fraude Eleitoral

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino
visita imigrantes
A crise migratória nas Américas voltou a ganhar destaque com o aumento no número de pessoas atravessando a perigosa Selva de Darién, que separa a Colômbia do Panamá. Após meses de queda, o fluxo de migrantes, principalmente venezuelanos, voltou a crescer, desencadeando preocupações.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Segurança do Panamá, até o dia 7 de outubro, 277.939 migrantes cruzaram a região, o que representa uma queda de 36% em comparação ao mesmo período de 2023. No entanto, em setembro, o cenário mudaram: 25.111 migrantes se arriscaram na travessia – mais de 80% deles venezuelanos –, marcando um aumento de 51% .

A Selva de Darién, conhecida como a mais perigosa do mundo, não só apresenta desafios naturais extremos, mas também é controlada por grupos de crimes que lucram com a exploração dos migrantes. Esses grupos cobram taxas exorbitantes pela travessia e cometem extorsões, gerando milhões de dólares com o tráfico de pessoas na região conhecida como "Darién Gap", na Rodovia Pan-Americana.

Texto com base na matéria da Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário