07 outubro 2024

Confira os prefeitos mais jovem e mais idoso eleitos em 2024

Coronel Elói, de 88 anos,
e Juninho de Marinalva. de 21 anos
Nas eleições deste ano, a idade não foi um fator decisivo para os eleitores ao escolherem seus candidatos a prefeito. No último domingo, seis de outubro, duas cidades no estado do Piauí ganharam destaque por elegerem o prefeito mais velho e um dos mais jovens do Brasil, com uma diferença de idade impressionante de sessenta e seis anos entre eles.

Com oitenta e sete anos, Coronel Elói, filiado ao Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito em Barro Duro, município situado a cerca de cem quilômetros de Teresina, capital do Piauí. Sua vitória foi apertada, alcançando cinquenta vírgula zero um por cento dos votos, apenas trinta e dois votos à frente da segunda colocada, Cleia Abreu, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Por outro lado, os prefeitos mais jovens das eleições de dois mil e vinte e quatro foram eleitos em dois municípios: Heliodora, em Minas Gerais, e Curral Novo do Piauí. Juninho de Marinalva e Eduardo do Alex, ambos com vinte e um anos, a idade mínima exigida por lei para assumir o cargo de prefeito, conquistaram a preferência dos eleitores.

Juninho de Marinalva, candidato do MDB, foi eleito em Heliodora com uma vitória expressiva, recebendo quatro mil quatrocentos e noventa e sete votos, o que corresponde a noventa e nove vírgula quatorze por cento dos votos válidos. Seu adversário, Zé Filho, do partido União, obteve apenas trinta e nove votos, consolidando a vitória esmagadora de Juninho.

Essas eleições mostram que, independentemente da idade, a escolha popular reflete confiança no projeto de governo e nas propostas dos candidatos, reforçando a diversidade de lideranças que governarão os municípios brasileiros nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário