Folha de São Paulo traz a materia "Fracasso da Butanvac, promessa nacional contra a Covid, deixa lições para futuras vacinas"
Lançada com alarde em 2021 como solução brasileira para a pandemia, seus resultados de testes tardaram e ficaram aquém do necessário para justificar fase final de estudos
São Paulo - Depois de três anos de testes, deixaram um gosto amargo os resultados que decretaram o fim do desenvolvimento da Butanvac, vacina que começou a ser estudada em 2021 e que era a grande promessa do Instituto Butantan para que o país tivesse autossuficiência na produção de vacinas contra a Covid. O emaranhado entre ciência e política, além de alguns acidentes de percurso —uns evitáveis; outros, não— contribuíram para o desfecho.
Propagandeada inicialmente pelo Governo de São Paulo como solução 100% nacional para a pandemia, a grande vantagem o imunizante seria o modelo de produção, à base de ovos embrionados de galinha. O Butantan domina a tecnologia e a utiliza para a fabricação de vacinas contra a gripe. Assim, seria possível preparar rapidamente milhões de doses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário