
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, o atual prefeito Paulinho Freire, a vice-prefeita eleita Joanna Guerra e os vereadores Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega. A ação alega abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2024 e solicita a cassação dos mandatos dos eleitos, além da inelegibilidade de todos os envolvidos por oito anos.
Caso a ação prospere, Álvaro Dias ficará impedido de disputar qualquer cargo nas eleições de 2026, inviabilizando seus planos políticos. O MPRN aponta indícios de que servidores comissionados e terceirizados teriam sido coagidos a apoiar os candidatos mencionados, sob ameaça de demissão ou exoneração. Além disso, há suspeitas de uso indevido de recursos públicos para fins eleitorais.
O pedido inclui, ainda, a aplicação de multas aos envolvidos e o envio de informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Controladoria Geral do Município de Natal. O Juízo da 4ª Zona Eleitoral já determinou a citação dos investigados para apresentarem defesa e autorizou as diligências solicitadas pelo Ministério Público.
O caso segue em tramitação, e todos os citados terão direito ao contraditório e à ampla defesa.
Vamos relembrar a reportagem da Inter TV Cabugi:
Nenhum comentário:
Postar um comentário