![]() |
Ollanta Humala e Nadine Heredia, ex-casal presidencial do Peru, foram condenados |
A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, desembarcou no Brasil na última quarta-feira (16), após ser condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Ela e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram acusados de receber recursos ilícitos da Venezuela e da construtora brasileira Odebrecht para financiar campanhas eleitorais em 2006 e 2011.
No mesmo dia da sentença, Heredia recebeu asilo diplomático do governo brasileiro e se refugiou na embaixada do Brasil em Lima. Um salvo-conduto concedido pelo governo peruano permitiu que ela e um dos filhos viajassem para o Brasil, onde chegaram em Brasília. A ex-primeira-dama deve seguir para São Paulo, segundo sua defesa.
Enquanto isso, Humala foi preso e levado para uma penitenciária nos arredores de Lima, que já abriga outros ex-presidentes peruanos acusados de corrupção.
Mas fica a pergunta: o Brasil deveria conceder abrigo a condenados por corrupção de outros países?
Em tempos em que a impunidade é tema recorrente por aqui, a decisão levanta debates sobre até onde vai a diplomacia — e onde começa o risco de virar abrigo para quem foge da justiça.
Base do texto: BBC / Quem é a ex-primeira-dama condenada por corrupção que ganhou asilo no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário