Pesquisa Datafolha revela que, para 54% da população, governo Lula tem grande responsabilidade pela alta dos preços; mudanças de hábitos atingem 8 em cada 10 famílias.
A alta dos preços dos alimentos tem impactado diretamente a mesa dos brasileiros, e em Currais Novos a realidade não é diferente. Segundo pesquisa do Datafolha, 58% dos brasileiros reduziram a quantidade de alimentos que costumam comprar devido à inflação. Entre os mais pobres, esse número sobe para 67%, evidenciando a pressão sobre as famílias de baixa renda.
O levantamento também aponta que 54% dos entrevistados atribuem ao governo Lula grande responsabilidade pelo aumento dos preços da comida. Além disso, 8 em cada 10 brasileiros tiveram que adotar mudanças nos hábitos de consumo para enfrentar a crise. Entre as principais adaptações estão:
Sair menos para comer fora (61%)
Trocar a marca do café por opções mais baratas (50%)
Reduzir o consumo de café (49%)
Em Currais Novos, comerciantes e consumidores já sentem os efeitos da inflação. Muitos relatos indicam que as famílias estão priorizando produtos básicos e cortando gastos com itens considerados supérfluos.
A situação preocupa, especialmente em um momento em que o país busca recuperação econômica. Enquanto o governo federal promete medidas para conter a alta dos preços, a população segue ajustando o orçamento para garantir o básico.
E você, como está lidando com a inflação no dia a dia? Conte pra gente nos comentários!
Fonte: Datafolha / Adaptação: Blog de Currais Novos
Nenhum comentário:
Postar um comentário