Alinhados ideologicamente, PL e Novo confirmaram que estarão juntos na eleição de 2026 no Rio Grande do Sul. Os dois partidos chegaram a um acordo que já era esperado nos bastidores, e anunciaram nesta quinta-feira (24) as pré-candidaturas de Luciano Zucco (PL) a governador e Ubiratan Sanderson (PL) e Marcel Van Hattem (Novo) ao Senado.
Com clima de torcida organizada na sede estadual do PL, no Centro de Porto Alegre, a união chamada pelos correligionários de "Novo PL" foi descrita pelo presidente liberal, Giovani Cherini, como "o primeiro passo ao Piratini".
— Toda grande caminhada começa com um primeiro passo. É uma grande união. Não é projeto pessoal, do PL ou do Novo. É um projeto do povo gaúcho. Temos que tirar nossos egos, belezas, e que a gente saiba que se o Zucco ganhar (corrigido pelo público para "quando"), nós todos ganharemos juntos. Vamos nos orgulhar quando Sanderson e Marcel estiverem apertando o botão para cassar o Alexandre (de Moraes) — bradou o presidente do PL.
As conversas entre Cherini e o presidente do Novo, Marcelo Slaviero, começaram em março desse ano. Ambos concordam que, por esta ser uma das eleições mais antecipadas do Rio Grande do Sul, era necessário unir forças o quanto antes, com o objetivo de atrair mais partidos para a coligação da direita e poder, desde já, divulgar os nomes de Sanderson e Van Hattem pelo Interior.
O acordo entre os dois partidos não prevê distribuição de cargos ou espaço em um eventual governo de Luciano Zucco. O Novo ofereceu o amplo eleitorado de Van Hattem como principal ativo (o deputado foi o segundo mais votado no RS, atrás justamente de Zucco), enquanto o PL dará espaço de divulgação para o aliado e vai aproveitar para alavancar a popularidade de Sanderson no Estado.
— Queria muito que acontecesse isso. Sempre tive orgulho de me unir a leões, e não a hienas. É o "Novo PL" que está diante de vocês — disse Luciano, que ouviu o cântico de "Zucco governador".
25 julho 2025
Alinhados ideologicamente, PL e Novo confirmaram que estarão juntos na eleição de 2026 no Rio Grande do Sul.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário