22 julho 2025

Lula precisa parar com “narrativas” e negociar com Trump para evitar tarifaço, diz presidente da Faern

 


O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, cobrou nesta segunda-feira 21 que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adote uma postura mais pragmática e busque diálogo com os Estados Unidos para tentar reverter a tarifa extra de 50% anunciada pela gestão do republicano Donald Trump contra produtos brasileiros.

“(Não vai resolver) Enquanto não sentar com o governo americano e o presidente Lula parar com essas narrativas de jabuticaba, que o (presidente dos) Estados Unidos é imperador. A gente não vê nenhum país no mundo enfrentando dessa forma jocosa os Estados Unidos. Nós precisamos ter maturidade e sentar à mesa e negociar”, afirmou José Vieira em entrevista à rádio Jovem Pan News Natal.

No dia 9 de julho, Trump anunciou que a importação de produtos brasileiros será sobretaxada em 50% nos Estados Unidos a partir de 1º de agosto. Entre as razões para a tarifa, o presidente norte-americano citou o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe. Para Trump, o ex-presidente brasileiro é inocente e está sofrendo perseguição política no Brasil.

Em resposta, o Governo Lula tem argumentado que a tarifa não faz sentido do ponto de vista comercial porque, no geral, o Brasil importa mais produtos dos EUA do que importa. Além disso, integrantes do governo têm reclamado do que têm chamado de “chantagem” feita por Trump.

De acordo com o presidente da Faern, a situação preocupa produtores do Rio Grande do Norte, que têm no mercado norte-americano um destino relevante para exportações de sal, pescado e confeitos. “No Rio Grande do Norte, nós temos uma balança favorável em torno de US$ 40 milhões. É de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado”, destacou.

Leia mais essa noticia no Blog de Robson Pires, VEJA AQUI.

Fonte > Blog de Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário