05 julho 2025

Parada forçada, depois de nova invernação

Estado de saúde de Jair Bolsonaro: o que se sabe até agora

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguirá em repouso domiciliar durante todo o mês de julho, após nova internação e agravamento de seu quadro clínico. Com isso, compromissos políticos e atividades públicas estão suspensos por orientação médica.

Desde que sofreu o atentado a faca em 2018, Bolsonaro já passou por diversas internações e procedimentos delicados. Nesta última, foi submetido a uma endoscopia digestiva no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O boletim médico divulgado na quarta-feira (2) revela o diagnóstico de esofagite intensa, gastrite moderada, refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato.

Além disso, os exames apontaram gastroparesia (retardo no esvaziamento gástrico), alterações no fígado e pressão arterial elevada.

O documento, assinado pelos médicos Cláudio Birolini (cirurgião-geral) e Leandro Echenique (cardiologista), destaca a importância de evitar esforços físicos e vocais, manter dieta leve e seguir tratamento rigoroso com medicamentos.

“O objetivo é garantir a completa recuperação após cirurgia extensa, internação prolongada, episódio de pneumonia e crises recorrentes de soluços”, explicaram os profissionais.

Nas redes sociais, Bolsonaro confirmou que está seguindo à risca todas as recomendações médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário