CPMI do INSS deve convocar ministros, ex-presidentes do órgão e até irmão do presidente | Foto: Saulo Cruz/Agência Brasil
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as fraudes no INSS, inicia os trabalhos, na terça-feira (26), com participações de dois parlamentares do Rio Grande do Norte, os senadores Styvenson Valentim (PSDB), como titular e na condição de suplente, o líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho (PL), para quem “não dá para varrer um crime dessa magnitude para debaixo do tapete”.
Rogério Marinho preferiu ser indicado suplente pelo bloco Pl/NOVO, porque devido o acúmulo de outras atribuições políticas com a função de secretário nacional do seu partido, ficará mais livre para coordenar as ações da bancada oposicionista no andamento das investigações sobre os desvios de R$ 2 bilhões em apenas um ano de recursos do INSS, que já atingiram aposentados e pensionistas em 27 estas do país:“O Congresso tem o dever de expor, julgar e punir os culpados, bandido de estimação não tem vez”.
Grande parte deles trata de convite ou convocação do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi; do atual gestor da pasta, Wolney Queiroz; do presidente do INSS, Gilberto Waller; assim como de vários outros ex-presidentes do órgão, como André Paulo Felix Fidelis.
Muitos requerimentos tratam da convocação do ministro-Chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; do ministro da CGU Vinícius Marques de Carvalho; do delegado-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Outra convocação que aparece em dezenas de requerimentos é a do irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Ele é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi-FS), uma das entidades investigadas pela Polícia Federal por supostos descontos indevidos nos contracheques dos aposentados do INSS.
Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário