Durante apresentação do balanço das ações de saúde do primeiro semestre na Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa, o secretário estadual de Saúde Pública, Alexandre Motta, admitiu que está recorrendo a empréstimos de insumos a outros órgãos públicos, federal e estadual, para reabrir as UTIs do Hospital Maria Alice Fernandes.
“A gente tem boa relação com a Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e apresentamos a lista dos materiais que nós precisamos ao Hospital Ana Bezerra de Santa Cruz, há uma iniciativa deles em nos ajudar”, informou o secretário, na audiência pública a quarta-feira (13).
Alexandre Motta disse, ainda, que “associado a isso, boa relação” com a Secretaria de Saúde da Paraíba”, razão pela qual apresentou essa lista: “E existe uma perspectiva de que possa ser, por empréstimo, esse material cedido. Se isso acontecer, e a gente espera que aconteça, esses materiais vão ser mandados buscar e a gente reabre os leitos de forma imediata”.
Motta explicou para os deputados e representantes de outras instituições presentes na CFF, que estava “só colocando para as medidas que fizemos, as tratativas. Não podemos dizer que vamos reabrir hoje se chegar”.
O secretário de Saúde apresentou números sobre as ações desenvolvidas pela Sesap, dado orçamentários e aplicações dos recursos, mas “a dificuldade é exatamente por restos a pagar que não foram concretizados e os fornecedores se recusam a entregar os insumos”.
Segundo Motta, “o fato é que é que vamos conversar com os fornecedores e vamos aguardar as respostas dos nossos parceiros institucionais”.
O presidente da CFF, deputado estadial Coronel Azevedo (PL) informou que cumpriu-se na comissão “a obrigação revista em lei e agradecemos ao secretário pela prestação de contas e envio de relatórios”, embora lamentasse a situação em que se encontra a prestação de serviços de saúde à população do Rio Grane do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário