Gráfico mostra que as águas chegaram em 2022, numa quantidade de quase o dobro do volume que vai chegar esse ano | Foto: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
O governo do Estado divulgou que as águas de transposição do Rio São Francisco chegaram ao Rio Grande do Norte no meio da semana, mas o senador Rogério Marinho (PL-RN) afirma que, na verdade, em fevereiro de 2022 o então presidente Jair Bolsonaro havia estado em Jardim de Piranhas, na região do Seridó, para assistir a chegada das águas do “Velho Chico” no leito do rio Piranhas-Açu a partir do seu curso na Paraíba.
“O PT gosta de reescrever a história, mas a história está aí, os dados oficiais estão aí. nós pegamos uma obra que deveria ter sido concluída em 2012, depois foi reprogramada para 2015, uma obra que custaria R$ 4 bilhões de reais, foi concluída com mais de R$ 14 bilhões”, disse Rogério Marinho.
O senador Rogério Marinho reportou que ao chegar ao governo Bolsonaro (2019-2022) como ministro do Desenvolvimento Regional, as obras do trecho norte do Projeto de Transposição das Águas do São Francisco estavam com menos de 34% e “não tinham funcionalidade, concluímos o eixo norte e reformamos uma série de problemas que existiam ao longo do trajeto, recuperamos canais e em fevereiro de 2022 chegamos aqui ao Rio Grande do Norte”.
Marinho lembra que, ao longo de 2022, viu declarações do Governo do Estado de que “só foram bombeados 12 dias a água, está no site do próprio Ministério do Desenvolvimento Regional, ou em torno de 88 milhões de metros cúbicos de água foram bombeados para o Rio Grande do Norte”.
Segundo o senador, esse movimento foi paralisado em janeiro de 2023 “já no governo do PT sob a alegação de que precisavam fazer manutenção, recondicionamento e reestruturação da estação de bombeamento em Salgueiro (PE).
Agora, continuou Marinho, “anunciam que está chegando água de forma ‘regulada’, mas deveriam ficar quietos, porque isso mostra a incompetência desse governo. Demorou dois anos e meio para fazer ajuste de bombas, para recuperar essas bombas que estavam danificadas”.
“E durou dois anos e meio, olha a incompetência desse governo dois anos e meio, melhor fariam eles de voltar a fazer o bombeamento e ficarem calados, mas eles fazem alarde, barulho pirotecnia pra mostrar uma situação quando na verdade só demonstra a incompetência e eu diria assim a desonestidade intelectual que esse governo tem”, diz.
Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário