Vídeo: Reprodução/98 FM
Durante participação no programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal, nesta quinta-feira (27), o secretário da Fazenda e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), comentou sobre os atrasos nos repasses de empréstimos consignados aos servidores estaduais, que estão congelados desde o dia 10 de julho. Xavier afirmou que o problema deve ser solucionado até dezembro.
Segundo ele, não se trata de apropriação indevida do dinheiro descontado dos contracheques, mas sim de uma questão de gestão orçamentária. O secretário pontuou que o Estado prioriza o pagamento da folha de servidores, e muitas vezes não há sobra de recursos para efetuar imediatamente os repasses aos bancos.
“Não é que o Estado fica com o dinheiro do servidor. O dinheiro simplesmente não existe. Pagamos o salário líquido, e não sobra para o repasse do consignado porque priorizamos a folha. Quando terminamos de pagar a folha, não sobra um centavo”, afirmou.
O secretário ainda ressaltou que o atraso é pontual e que, até o momento, o problema afeta apenas os empréstimos consignados do Banco do Brasil, sem gerar negativação no Serasa ou cobranças indevidas aos servidores.
Cadu Xavier informou que o governo está em negociação com o banco e projeta que até dezembro todos os repasses atrasados sejam regularizados, permitindo a retomada das operações de crédito consignado. “Até dezembro é a previsão. Temos expectativa de resolver isso até novembro, pagando o que está atrasado e retomando o crédito para os servidores”, disse.
Ele destacou também que, enquanto o problema não for resolvido, servidores que precisarem de empréstimos podem buscar outras instituições financeiras que oferecem o consignado, já que o bloqueio é específico do Banco do Brasil.
98 FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário