12 outubro 2025

Aura inicia exploração comercial de ouro em Currais Novos

                            A Aura tem capacidade para tratar 2 milhões de minério por ano| Foto: Alex Régis

Empresa canadense instalada no Rio Grande do Norte, a Aura Minerals oficializou nesta quinta-feira (09) o início da exploração comercial do ouro na cidade de Currais Novos, Seridó potiguar dentro do projeto Aura Borborema. Nos últimos meses, a empresa estava em fase de ramp-Up, que é o início da produção, com testes de equipamentos e produções em nível inicial. O projeto é um dos principais em exploração mineral no Estado para os próximos anos, com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão. A Aura tem capacidade para tratar 2 milhões de minério por ano. A produção será exportada para a Europa.


Em 11 anos de vida útil com base nas reservas minerais atuais e um potencial de expansão significativo, o projeto contém mais de 2 milhões de onças de ouro na categoria de Recursos Minerais. Segundo a empresa, o projeto gerou, na fase de construção, mais de 2.500 empregos diretos. Atualmente, gera cerca de mil empregos diretos e mais de 3.500 indiretos que movimentam a economia local, além de todos os projetos sociais com as comunidades do entorno e programas ambientais.

O projeto é considerado um ativo estratégico para a Aura, sendo o segundo empreendimento greenfield da companhia no Brasil. O potencial de crescimento é um diferencial, visto que a mineradora identificou um depósito de ouro sob a BR-226, próximo a Currais Novos. A liberação desta área está em negociação junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). A expansão da operação pode fazer com que a reserva da mina dobre, ampliando a oferta de empregos e retomando o patamar de 2.500 da fase de obras, além de investimentos estimados em R$ 645 milhões e a ampliação da coleta de esgoto da cidade de Currais Novos em parceria com o poder público municipal e estadual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário