16 outubro 2025

Base do governo barra convocação de irmão de Lula na CPI do INSS

Frei Chico, irmão de Lula.
Foto: Eduardo Matysiak.
A base governista na Câmara impediu, nesta quinta-feira (16), a convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para depor na CPI do INSS. Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi), a entidade é investigada pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, por supostos descontos ilegais em benefícios de aposentados.

O placar da votação foi de 19 a 11 contra sua convocação. O relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), defendia a oitiva e chegou a pedir a prisão preventiva do presidente do sindicato, Milton Baptista de Souza, conhecido como Milton Cavalo.

Segundo as investigações, o Sindinapi teve um aumento de 563,9% no faturamento entre 2020 e 2024, alcançando R$ 154,7 milhões. Uma empresa ligada a familiares de dirigentes teria recebido R$ 4,1 milhões em comissões por processar filiações de aposentados.

Frei Chico, citado desde o início da CPI, foi poupado graças a um acordo interno entre os membros da comissão, que decidiu não convocar dirigentes de escalões inferiores sem provas diretas que justifiquem o depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário