10 outubro 2025

CGU diz que sindicato investigado por descontos escondeu do INSS participação de irmão de Lula

Frei Chico, irmão de Lula, tem vários requerimentos para CPMI | Foto: Reprodução/Redes Sociais


A Controladoria-Geral da União (CGU) afirma, em documento enviado à CPI do INSS, que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi) omitiu a participação de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na entidade. De acordo com o órgão, a presença de figuras ligadas a agentes públicos nas estruturas é vedada para as associações que mantêm acordo com o INSS para realização de descontos a aposentados. 

Nesta quinta-feira (9), a Polícia Federal realizou busca e apreensão contra o Sindinapi em mais uma fase da operação Sem Desconto. O presidente da entidade, Milton Baptista de Souza Filho, presta depoimento na CPI, mas tem se mantido em silêncio. No único momento em que respondeu a indagação de deputado do PT na comissão, Milton de Souza Filho, negou que o irmão de Lula tenha exercido função administrativa no sindicato.

“Contrariando o meu advogado, quero dizer que ele nunca teve esse papel administrativo no sindicato. só político, de representação sindical. Nada mais do que isso”, disse. “Não precisei em nenhum momento solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo.”

Em declaração prestada ao INSS em junho de 2023, o sindicato afirmou que seus dirigentes “não incorrem em quaisquer das vedações previstas no artigo 39, da Lei Federal nº 13.019/2014”.

Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.

Fonte > Portal da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário