09 outubro 2025

Navio iraniano sancionado por Trump atraca em Santa Catarina

A ditadura iraniana tem sido
alvo de sanções, mas o Brasil
segue mantendo relações próximas
com o pais persa (imagem ilustrativa)
 
(Foto:
 EFE/EPA/ALI HAIDER)
Em meio à comemoração de aliados petistas após a reunião por videoconferência entre Donald Trump e o presidente Lula, ao lado do vice Geraldo Alckmin e mais alguns integrantes do governo, um fato chamou atenção e pode gerar novas tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

Pela segunda vez desde o início do atual governo, um navio iraniano sob sanção americana conseguiu atracar em território brasileiro. O cargueiro Delruba, sancionado pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (OFAC), aportou no Terminal Portuário de Santa Catarina (TESC), em São Francisco do Sul.

De acordo com informações confirmadas pelo governo estadual à Gazeta do Povo, o navio chegou no sábado (4) e concluiu o desembarque da carga na quarta-feira (8).

O Delruba trouxe ao país 60 mil toneladas de ureia granulada, utilizada na produção de fertilizantes, avaliadas em US$ 24,4 milhões — o equivalente a cerca de R$ 130,6 milhões. A carga foi fornecida pela empresa Pardis Petrochemical, que também figura na lista de companhias sancionadas pelos Estados Unidos.

avio do Irã, sancionado pelo OFAC,
aporta em Santa Catarina (crédito: redes sociais)

Envolvido em conflitos e disputas políticas com Washington, o Irã é atualmente o terceiro maior exportador mundial de ureia, com uma produção anual de cerca de 4,8 milhões de toneladas, o que representa aproximadamente 10% da oferta global do produto.

Base do texto é da Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário