08 outubro 2025

Outubro sóbrio: preocupação com metanol faz jovens buscarem vida sem álcool

A onda de bebidas adulteradas com metanol mudou hábitos em todo o Brasil, especialmente em São Paulo, onde já foram confirmados 17 casos de intoxicação pela substância — e mais de 200 ocorrências ainda estão sob investigação. Autoridades alertam para o risco de morte e danos graves à saúde: não existe nível seguro para o consumo de metanol, que pode causar desde vômitos e perda de visão até óbito.

Diante do perigo, muitos jovens decidiram praticar o "outubro sóbrio", um mês inteiro sem álcool, seguindo um movimento internacional que incentiva refletir sobre o uso de bebidas alcoólicas e protege a saúde física e mental. Médicos reforçam que abstinência traz inúmeros benefícios e contribui para desmistificar a glamourização do álcool como atividade recreativa.

O tradutor Alberto Masteline, de 33 anos, embarcou nesse desafio e revelou que não é preciso beber para aproveitar a vida ou bons momentos com amigos. Já a hepatologista Camyla Freitas, do Hospital Santa Paula, defende que ações como essa ajudam a mostrar que o vício em álcool é doença e que a valorização do cuidado merece atenção em todos os meses do ano.

Enquanto a crise do metanol segue sem solução definitiva, especialistas pedem cautela e ressaltam a importância de acompanhar recomendações das autoridades antes de voltar a consumir bebidas. Em Currais Novos, esse movimento pode ser mais um aliado para transformar qualidade de vida e bem-estar da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário