Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta terça-feira (4) que recebeu com “otimismo” a notícia da conversa entre Donald Trump e o presidente Lula. Segundo ele, um diálogo direto entre os dois países pode abrir caminhos importantes, desde que baseado em “princípios claros”. A declaração foi feita no X, antigo Twitter.
Na ligação, Lula pediu a Trump a redução de tarifas aplicadas sobre produtos brasileiros. O Planalto comemorou o recuo dos EUA na taxa extra de 40% sobre itens como carne e café, mas o presidente disse que ainda há pendências a serem negociadas. Trump também classificou a conversa como “ótima” e mencionou sanções impostas durante seu governo — entre elas, a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes e a revogação de vistos de autoridades brasileiras.
Eduardo, que tem atuado diretamente nesse tema e vive nos EUA desde o início do ano, destacou que sanções “não são um fim em si mesmas”, mas instrumentos para corrigir violações quando outras vias se esgotam. O parlamentar reafirmou confiança na liderança de Trump para conduzir as negociações.
Para ele, qualquer avanço nas relações bilaterais passa pelo enfrentamento da “crise institucional” que, segundo o deputado, atinge o Brasil. Eduardo defendeu que a restauração das liberdades civis e do Estado de Direito deve ser prioridade nesse processo.
Com informações da CNN

Nenhum comentário:
Postar um comentário