23 setembro 2012

Ficha Limpa explicações nas aplicação



João Rebouças: “A Lei da Ficha Limpa deveria ser mais objetiva”




A campanha eleitoral concentrada no rádio e na televisão contribuiu para afastar os eleitores dos palanques montados nas ruas. Antes, as campanhas se concentravam em ruas e praças públicas, quando os candidatos conseguiam reunir multidões para ouvir as propostas dos grandes líderes políticos. Hoje, a força está concentrada no palanque eletrônico, o que contribuiu para a diminuição da violência durante o período eleitoral. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador João Rebouças, “aquelas grandes virgílias, grandes palanques e comícios, pouco existem mais. Às vezes em Natal se tem a impressão de que não há eleição.
A mídia, a própria internet, as redes sociais viraram um local de interação muito grande entre os eleitores”. Na entrevista exclusiva que concedeu a O Poti/Diário de Natal, na última sexta-feira pela manhã, em seu gabinete no TRE, no centro da cidade, João Rebouças disse que, por força da Lei da Ficha Lima, os partidos tiveram a preocupação de filtrar seus candidatos.
“Deixaram de enviar nomes para a justiça de pessoas que poderiam ser impugnadas. Fez uma peneira, não vou dizer nem que foi tão fina. Mas aqui nós fizemos a última peneira”, disse Rebouças. O desembargador defende a Lei da Ficha Limpa mas acha que deveria ser mais exigente.
Por exemplo, diz ele: “A Lei [da Ficha Limpa] deveria ser mais objetiva. Se as contas daquele candidato que foi gestor forem consideradas irregulares, ele não poderia ser candidato, independentemente de recursos ou qualquer outro meio processual.” Segundo Rebouças, “as pessoas fazem da presunção da inocência um cavalo de batalha.
É uma via crucis pesada da justiça. Tem que mudar a legislação”. O repórter perguntou o que o cidadão João Rebouças apontaria como principais problemas de Natal. Sua resposta: “Natal precisa de uma administração mais competente. Acho que Natal é uma cidade bonita, Deus foi generoso com os natalenses. Espero que o futuro administrador aproveite isso, e transfira isso para o povo de Natal. Dar mais ênfase ao turismo, sinalizar bem a cidade, pensar na mobilidade e no trânsito. Criar outras vias de acesso para as Zonas Norte e Sul, melhorar os serviços de saúde e educação. As pessoas precisam disso”.
Confira a entrevista completa AQUI

Fonte: www.robsonpires.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário