24 setembro 2012

Noticias do RN

Ipem encontra 48 irregularidades 
em materiais elétricos vendidos em Natal

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro no Estado, realizou na última semana a operação especial Segurança Elétrica. O objetivo da ação, que aconteceu em todo o país, é inibir a venda de equipamentos elétricos que estejam fora do padrão determinado pelo órgão regulador.

De 17 a 21 de setembro, 28 estabelecimentos da capital potiguar foram visitados pelos fiscais do Ipem, nos quais foram verificadas irregularidades em 48 produtos, sendo eles 24 plugues e 24 adaptadores de plugues e tomadas. Também foram verificados cabos de potência, cabos e cordões flexíveis, estabilizadores de tensão monofásicos, reatores eletromagnéticos e eletrônicos e tomadas, contabilizando um total de 46.721 produtos fiscalizados.

“Essa foi uma operação especifica, mas a fiscalização de rotina acontece durante o ano todo, visando sempre a segurança do consumidor. Os produtos precisam conter aprovação do Inmetro, que é comprovada por selo de certificação no produto ou embalagem, além de estar dentro do novo padrão de plugues e tomadas”, conta o coordenador operacional do Ipem-RN, Vicente Zacarias.

As lojas onde foram constatadas irregularidades foram autuadas e contam com um prazo de 15 dias para apresentar a nota fiscal que comprove a origem dos produtos. Depois de terminado o processo, os itens irregulares serão destruídos. A pena para quem vender esses produtos vai desde a interdição da mercadoria até multa, que varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo da gravidade da infração, do tamanho do estabelecimento e se o mesmo é reincidente ou não, dentre outros fatores.

NOVO MODELO
Em 2010, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial do Inmetro (Conmetro) determinou o novo modelo de plugues e tomadas, que é mais seguro para o consumidor por evitar choques elétricos e gerar até 12% de economia de energia elétrica. Para saber mais sobre o novo padrão, acesse: www.inmetro.gov.br/qualidade/pluguestomadas.


Assessoria de Imprensa do IPEM do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário