29 novembro 2012

Mulher assume dirigir veículo causador de acidente com mortes na BR 101


Francisca Adenádia Vieira estava dirigindo o veículo Kia Sorento que provocou o acidente grave na BR 101 no último sábado (24), que resultou na morte de três pessoas e deixou outras quatro feridas. Esta nova informação foi passada nesta quinta-feira (29) através de depoimentos colhidos por testemunhas na Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos de Natal (Deav). O carioca Wellington Hoperiano Gonçalves, 46, até então apontado como condutor do veículo, continua detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte, e Francisca deverá ser indiciada ainda nesta quinta. A defesa garante que um carro teria batido na traseira do veículo antes de ele atravessar o canteiro e provocar a tragédia.
De acordo com o delegado titular da Deav, Sérgio Leocádio, Adenádia, que não quis se pronunciar, confessou informalmente que dirigia o Kia no momento do acidente.  Wellington Gonçalves também foi ouvido hoje e conta que assumiu a culpa no momento do acidente porquê bateu a cabeça e ficou desnorteado. Ele contou ainda que Francisca e o terceiro ocupante do veículo, Julião Francisco da silva, 47, que morreu ainda no local, eram apenas seus colegas e ele estava pegando uma carona. Questionado sobre o porquê assumiu a culpa, ele afirma: "eu tinha bebido um pouco, e com a pancada, eu tive, infelizmente, essa ideia de assumir a culpa na hora sendo que na realidade não fui eu".


                            Renato Gama, 32, uma das vítimas do acidente


Uma das vítimas do acidente também foi ouvida nesta quinta. Renato Gama, 32, dirigia o veículo Pólo junto com a mãe, Maria da Salete Gama, 67. Ele conta que diminuiu a velocidade do veículo com o sinal amarelo e só lembra de ver os pneus do Kia voando sobre o canteiro e invadindo a pista. “Os corpos das mulheres estavam decapitados ao lado do meu carro. Mas eu só me preocupava com a minha mãe, que respirava muito mal”, lembra Renato, que sofreu uma fratura no braço e foi liberado do hospital no último domingo (25). Sua mãe continua internada na UTI do Hospital Walfredo Gurgel e respira por aparelhos. 

Os advogados Thyago Amorim e Mario Matos, que fazem a defesa de Wellington, afirmam que hoje mesmo será protocolado o pedido para que ele possa responder a ação em liberdade. A defesa alega que um carro bateu no veículo em que os acusados estavam antes dele se desgovernar e invadir a pista contrária, atingido os outros veículos. “A preocupação nossa agora é identificar a dinâmica do acidente, buscar a verdade. Então nós precisamos ouvir os peritos do ITEP que foram ao local, nós vamos conversar com os nossos colegas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), enfim. E só então nós nos preocupamos com a implicação legal”, explicou o delegado Sérgio Leocádio.


Acidente grave aconteceu na noite do último sábado (24) na BR 101, próximo à entrada de Nova Parnamirim (foto: Canindé Soares/Divulgação)


O veículo Kia Sorento trafegava no sentido Natal/Parnamirim quando invadiu a pista contrária e atingiu outros dois veículos, um Astra preto, de placas NNF-5912 e um Pólo, de placas MZG-1811. As vítimas fatais do acidente foram Julião Francisco da Silva, 47, passageiro do Kia Sorento, Maria Dionizio da Silva, 79, passageiro do Astra GM, e Erika Barroso de Paula, que morreu a caminho do hospital.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário