02 outubro 2014

Em nove meses mais 24 mil atendimentos no SAU do Hospital de Currais Novos







Com vários problemas que estamos vendo a saúde pública do Brasil passando, o Serviço de Atendimento de Urgência (SAU) do Hospital Regional Mariano Coelho de Currais Novos registrou em nove meses deste ano de 2014, período que passou atender apenas os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 24.547 atendimentos sendo deste em torno de 89%, ou seja, aproximadamente 22 mil atendimentos de usuários do município de Currais Novos e 11% que representa mais de 2 mil atendimentos de outros municípios. È um dos maiores atendimentos do SAU do Estado do Rio Grande do Norte. 
Segundo o responsável pela direção médica do Hospital Doutor Giordano Bruno, existe uma diferença entre atendimento de urgência, emergência e ambulatorial: Define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Define-se por emergência a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Atendimento ambulatorial é o serviço médico que deve prestar o primeiro atendimento à maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves para um serviço de urgência e emergência ou para internamento hospitalar, para cirurgia eletiva ou para atendimento pelo médico especialista indicado para cada paciente. 
O diretor completou a informação falando que a responsabilidade do hospital é do atendimento de urgência e emergência e por exemplo no mês de setembro foram 3.711 atendimentos sendo 3.033 de consultas simples que é considerado como ambulatório onde não é da competência do hospital, mas mesmo assim o povo foi atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário