18 dezembro 2014

DEM declara apoio a candidatura de Cunha à presidência da Câmara

Em discurso, líder do PMDB afirmou que não será 'submisso ao governo'.
Mais cedo, o deputado petista Arlindo Chinaglia também se lançou candidato


Depois de Arlindo Chinaglia (PT-SP) se lançar oficialmente candidato à presidência da Câmara, o partido oposicionista DEM declarou nesta quarta-feira (17) apoio ao líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), na disputa pelo cargo. Em reunião com parlamentares da legenda, Cunha disse que, se eleito, não será “submisso ao governo”. Ele também prometeu dar espaço para que a oposição “tenha voz”.
Temos que respeitar o debate, respeitar o direito de obstruir. E ao mesmo tempo respeitar o governo que venceu as eleições. Agora, vamos buscar a independência a todo o momento [...] Não vamos ser submissos ao governo”, disse.
Mais cedo, ao lançar sua candidatura à sucessão na Casa, Chinaglia também prometeu "imparcialidade" e “independência”. Indagado sobre a diferença das duas candidaturas, Cunha afirmou que um deputado do PT não terá as mesmas condições de garantir autonomia ao Legislativo.
“Eu já estou há 60 dias pregando isso e não sou de um partido submetido ao governo. Acho que temos mais condições de dar autonomia à Câmara não sendo do PT, que é um partido que só defende os interesses do governo federal. Eu pergunto, será que um presidente do PT teria colocado em votação a derrubada do decreto que criou conselhos populares?”, questionou o peemedebista.
Depois de anunciar o apoio a Cunha, o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), disse que a Câmara não pode se “subordinar aos interesses do Executivo”.
“O que pesou na nossa decisão foram os compromissos assumidos com relação à independência. Não queremos que a presidência da Câmara seja subordinada à oposição, queremos que respeite o espaço da oposição para que haja um contraponto”, afirmou.
Eduardo Cunha disse já contar com o apoio do Solidariedade, PSC, DEM e PRB. “Nossas conversas estão avançadas com o PR, PSD e PP”, disse. 
Já a candidatura de Arlindo Chinaglia é apoiada por PCdoB, PROS e PDT. A eleição para presidente da Câmara é no dia 1º de fevereiro de 2015.

Fonte: G1 da Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário