19 agosto 2016

Em audiência com ministro da Educação, Rogério diz que BNCC está repleto de “doutrinação ideológica”




A doutrinação ideológica inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi motivo de audiência entre o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o deputado federal Rogério Marinho, coordenador da bancada do PSDB na Comissão de Educação da Câmara. A reunião ocorreu no MEC, nesta quinta-feira (18). O parlamentar alertou para a necessidade de combater o uso do BNCC com viés ideológico.

“Da forma como foi apresentado, o BNCC é um panfleto doutrinário e um atraso pedagógico. E é contra isso que nós precisamos lutar. Não podemos permitir que a educação das nossas crianças seja utilizada para defender o pensamento ideológico de um grupo”, disse o deputado.
O deputado informou ao ministro que os documentos da BNCC apresentados há alguns meses pelo MEC são “inadequados e repletos de doutrinação ideológica”. Além disso, criticou a metodologia utilizada para preparar o documento, a qual considerou “totalmente equivocada por ignorar a pluralidade”.

Rogério é autor do projeto de lei que determina a aprovação final do BNCC pelo Congresso Nacional. Atualmente, a Base está sendo discutida por professores e técnicos do Conselho Nacional de Educação (CNE), após receber sugestões enviadas pela internet. A partir daí, já seguiria para o MEC sendo posteriormente colocada em prática no país. “A retirada do ensino médio do BNCC é um avanço, porém, é importante a continuidade do debate para evitar um retrocesso pedagógico com a implantação da Base”, disse o parlamentar.

Outra questão em torno do assunto envolve a formação dos professores alfabetizadores e a escolha dos livros didáticos utilizados em sala de aula. Rogério defende uma completa reformulação no setor, melhorando a qualificação dos professores e retirando das escolas os livros comprovadamente contaminados pela doutrinação ideológica.

Qualidade do ensino
Rogério defendeu diante do ministro Mendonça Filho, do MEC, projeto de lei de sua autoria que cria o Sistema Nacional de Estatísticas e Avaliação da Educação Básica (SINEAEB). O tucano sugere na proposta que sejam realizados três instrumentos para a melhor análise da qualidade do ensino no país: Prova Brasil (que abarcará toda a educação básica em escolas públicas e privadas), Censo Escolar e Censo Nacional dos Professores da Educação Básica, este último sendo a principal novidade do projeto.

Segundo o deputado, “o Censo permitirá a formação e aperfeiçoamento dos docentes em cima das deficiência identificadas”. A ideia é integrar este levantamento aos outro dois citados, já existentes. Com isso, Rogério acredita que será possível racionalizar a aplicação de recursos e buscar a melhoria da qualidade da educação. Além disso, também fica estabelecido o calendário de divulgação dos dados, com periodicidade pré-determinada.

Outro ponto abordado no encontro foi a questão da diversificação do ensino médio. Rogério é defensor de uma maior flexibilidade no currículo deste período da educação, possibilitando que os alunos tenham opções alternativas de formação em todas as áreas possíveis, além do ensino técnico, também em Humanas, Exatas, Biomédica, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário