22 setembro 2016

MP faz mobilização para doação de órgãos





A participação do Ministério Público do Rio Grande do Norte como um dos apoiadores da campanha "Setembro Verde", que busca  conscientizar as pessoas para a importância de se manifestarem como doadores de órgãos, fez com quem 76 pessoas, dentre membros e servidores da Instituição, participassem da ação realizada nesta quinta-feira (15), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, junto com o Instituto do Bem e fizessem sua carteira  para indicar aos familiares a intenção de ser doador. Em alguns dias, as pessoas que aderiram vão receber a carteira.

O procurador-geral de Justiça Adjunto, Jovino da Costa Pereira Sobrinho, disse que já é doador de sangue e que sua esposa e os filhos também são. "Sabemos a importância de compartilhar essa informação com os parentes, pois são eles que vão decidir o que fazer no momento mais difícil. Então é importante conversar a respeito", destacou. 

Foi justamente para informar a família que a servidora Camila Gadelha se interessou em fazer a carteirinha de doador. "Eu já tinha intenção, mas só com a campanha despertei para o fato de que meus pais precisavam saber da minha decisão, fato que já comuniquei", frisou. 

O chefe de gabinete do MPRN, promotor de Justiça Alexandre Frazão, que também já havia se manifestado como doador no passado, ratiticou a decisão ao requerer a carteirinha de doador de órgãos. "É um gesto que prolonga a vida de quem morre e promove a vida para quem recebe o órgão", disse contando que conhece de perto a realidade de quem necessita de transplante e lembrou de um parente que já passou por um problema renal e agora outro familiar necessita passar pelo mesmo tipo de cirurgia. 

Outra servidora que também aderiu à campanha foi Viviane Lopes. "Acho importante o fato de poder ajudar outras pessoas depois da morte. Lá em casa todo mundo já sabe da minha vontade de ser doadora e essa carteirinha de doador vai consolidar isso", destacou. 

A diretora-presidente do Instituto do Bem, Raquel Barbosa, destacou que os entes do doador sempre se mostram muito felizes por saberem que um ente querido proporciou a vida das pessoas que receberam seus órgãos. De acordo com a diretora-presidente do Instituto do Bem, uma pessoa pode ser doadora de até 10 órgãos. 

No entanto, a diretora-presidente do Instituto do Bem, Raquel Barbosa, ressalta que a carteira é uma declaração sem efeito jurídico. "O ideal é comunicar a intenção para que, no momento mais difícil, a família já tenha consolidada a decisão. Esse é o principal ponto de negativa aos transplantes porque muitas vezes a equipe de captação chega e ninguém está preparado para decidir, pois não houve uma conversa sobre o assunto", observou.

Os interessados em fazer a carteirinha e não puderam comparecer à sede do MPRN em Natal podem fazê-la no site http://institutodobem.org.br/. O procedimento é preencher os dados e imprimir a carteira.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário