23 novembro 2016

Indicado por Rogério Marinho, professor recebe Prêmio Darcy Ribeiro na Câmara




A Comissão de Educação da Câmara entregou nesta terça-feira (22) o Prêmio Darcy Ribeiro – edição 2016. Entre os contemplados, destaque para o professor e presidente do Instituto Beto e Alfa, João Batista Araújo, agraciado a partir da indicação do deputado federal Rogério Marinho (PSDB). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Câmara.

João Batista Araújo é psicólogo e PhD em Educação, com uma vida dedicada ao ensino. Fundador do Instituto Alfa e Beto, lecionou na rede pública de Minas Gerais e em universidades do Brasil e do exterior. Com passagem pela Organização Mundial do Trabalho em Genebra e pelo Banco Mundial em Washington, encerrou sua carreira pública como secretário-executivo do Ministério da Educação.

O agraciado trabalhou como consultor em projetos de correção de fluxo e gestão escolar em diversos municípios brasileiros. No âmbito do Instituto Alfa e Beto, trabalha há 10 anos para qualificar o debate educacional no Brasil, difundindo evidências sobre temas essenciais para o avanço da aprendizagem. O Instituto também desenvolve, implementa e avalia soluções educacionais de alto impacto nas áreas de Educação Infantil e séries iniciais.

A educação infantil, especialmente a alfabetização, tem sido uma de suas grandes preocupações. Para ele, as falhas na alfabetização deixam sequelas até a vida adulta. Por isso, o Brasil precisa de políticas integradas – desde a primeira infância. As creches, por exemplo, deveriam cumprir a etapa fundamental de preparar os pequenos para a fase do aprendizado da leitura. Publicou a coleção Pequenos Leitores e o Guia IAB de Leitura – os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola; e a Cartilha Primeira Infância, Primeiras Leituras.

A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pelo colegiado entre os indicados por qualquer deputado ou senador.

A edição de 2016 contou com 32 indicações. Dentre elas, foram selecionados 10 semifinalistas. As indicações são apresentadas em forma de relato sintetizado, devidamente fundamentado, que comprove a adequação dos indicados ao Prêmio. Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação considera critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.

O antropólogo e senador Darcy Ribeiro (1922-97) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação à distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de ensino fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário