03 junho 2019

Com a vida adulta chegando, muitas dúvidas norteiam a cabeça do jovem nos caminhos a seguir

O que eu faço? A vida adulta é logo ali!
Na reta final dos estudos no Ensino Médio, as dúvidas lotam a cabeça da garotada que precisa, mais do que nunca, de apoio das escolas para ter mais segurança nas escolhas dos caminhos a seguir.

Sonhos, incertezas, medos, ansiedades e muita curiosidade do que está por vir. Esses são alguns dos sentimentos que experimentam os adolescentes quando chegam ao Ensino Médio. Afinal, essa é uma época em que vão passar por exames seriados, prestar concursos e vestibulares, além de seguir rumo à formação de uma carreira que, em muitos casos, é para eles uma grande incógnita. Os especialistas em educação e em carreira profissional alertam que esses jovens precisam de muita atenção dos pais, mas principalmente das escolas em que estudam. Afinal, estão em um momento de grande tensão, pois as decisões que devem tomar a cada instante trarão consequências para o resto de suas vidas. 

Um bom exemplo é o jovem de 17 anos, João Mário Gonzales, que está na segunda série do Ensino Médio. Por um lado, ele se sente cada dia mais confiante com os exames que já fez e que ainda virão pela frente, como PAS, Enem e Vestibular, mas por outro, a expectativa de sair da escola em tão pouco tempo lhe “dá um pouco de medo por não saber o que fazer com toda essa liberdade”, confessa. Já sua colega da primeira série do Ensino Médio, Kira Popov Souza, 14 anos, afirma estar igualmente ansiosa com as inúmeras responsabilidades e expectativas ao seu redor, além do receio de falhar no meio do caminho. Quando pensa no futuro cogita estudar Medicina Veterinária, “mas também já pensei em Matemática, Ciências Biológicas, Psicologia e Direito. Na verdade, eu estou bem perdida”, confessa.

CORREIO BRASILIENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário