06 setembro 2022

Debate de candidatos ao governo é marcado por críticas a Fátima Bezerra

 Quatro candidatos ao governo do Estado se encontraram ontem (5) no debate promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação. Na ocasião, responderam questionamentos entre si, feitos por jornalistas e por entidades empresariais sobre temas variados, com destaque para o desenvolvimento econômico do Estado. A ausência da governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, fez os candidatos Clorisa Linhares (PM), Daniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (SD) e Styvenson Valentim (Podemos), enfatizarem as críticas à sua gestão.

Fábio Dantas, Styvenson Valentim, Danniel Morais e Clorisa Linhares participaram do debate com discussões propositivas

Com a ideia de fazer um debate  propositivo, com a apresentação de ideias e dos caminhos para levar o estado ao desenvolvimento, dentro dos planos de governo de cada um, os candidatos destacaram a necessidade de enxugar a máquina pública, reduzindo os custos com pessoal. “Quando você vai tratar de investimento, é preciso entender o que é que precisa ser feito. Primeiro diminuir custos e melhorar a parte de receitas”, disse a candidata Clorisa Linhares, prometendo uma auditoria nas contas e contratos do Governo, caso seja eleita.

Nessa linha, oferecer crédito, desburocratizar os processos de licenciamento e garantir segurança jurídica foram propostas defendidas pelos candidatos.

Os candidatos também defenderam concessões públicas e parcerias público-privadas (PPA), porém, na visão do candidato Daniel Morais é preciso garantir a contrapartida dessas concessões. “O governo do estado  abre as portas pra alguns e algumas que oferecem muito pouco em troca do que recebem. Então o que nós defendemos é que todas essas concessões, todas essas relações de parcerias públicos-privadas precisam ter regras muito claras”, disse ele.

“Concessões público-privada não é crime, pelo contrário, fomentar não só o turismo mas a construção civil, com tantos ativos ociosos que esse estado tem, valiosíssimos no mercado imobiliário. Não é apenas dar o patrimônio público pra essa concessão, é cobrar da iniciativa privada, é uma devolução pra que eles possam reinvestir”, sugeriu Styvenson Valentim.

O candidato Fábio Dantas voltou a propor uma lei pela liberdade econômica. “Um dos itens são as concessões de serviços públicos sejam elas na agricultura, para beneficiarmos e criarmos corredores para os perímetros irrigados, seja para concessões de todos os bens públicos que não devem ser constituídos da administração do poder público especialmente áreas como o centro de convenções, Forte do Reis Magos, o Cajueiro de de Pirangi”, disse.

Os participantes defenderam que a máquina pública deve ser mais enxuta para que sobre recursos para investimentos. Fábio sugeriu que se otimize o serviço público utilizando-se da tecnologia e melhor organização. Clorisa disse que faria uma gestão de resultados para que os serviços melhorem.

Veja mais essa noticia, na Tribuna do Norte, VEJA AQUI.


Veja debate no Yutube, no Canal da Jovem Pan  News de Natal, VEJA AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário