30 outubro 2022

Moraes recua e profere nova decisão que autoriza PF a divulgar operação de segurança nas eleições

 

Foto: TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes recuou e proferiu uma nova decisão na manhã deste domingo (30) autorizando a Polícia Federal a divulgar os dados da operação de segurança nas eleições.

A Polícia Federal e Ministério da Justiça haviam publicado notas dizendo que estavam proibidos de fazer divulgação.

Na noite de sábado, ele havia proferido despacho determinando a “proibição de qualquer divulgação, até o encerramento do segundo turno das eleições, do resultado de operações por parte da Polícia Federal desde que relacionadas às eleições, sob pena de responsabilização criminal do diretor-geral da PF”. O ministro havia atendido a um pedido de deputado do PT, que havia apontado risco de instrumentalização da Polícia Federal em prol da candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) neste segundo turno.

Com essa determinação de sábado, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça, que costumavam divulgar a cada duas horas um balanço de crimes eleitorais detectados e valores apreendidos, limitaram-se a publicar notas informando que estavam impedidos de veicular essas informações, em cumprimento à decisão de Moraes.

O próprio ministro da Justiça Anderson Torres compartilhou em uma rede social o primeiro balanço do MJ, que dizia: “Divulgação de dados proibida pela decisão (…) do ministro Alexandre de Moraes”.

Depois disso, o presidente do TSE proferiu novo despacho dizendo que “as divulgações de resultados de operações por parte da Polícia Federal, relacionadas às eleições, não atingem o sistema Cortéx de dados de segurança, utilizado pela Polícia Federal, nem mesmo aqueles monitorados a partir do Centro Integrado de Comando e Controle“.

O Globo

Fonte: Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário