19 fevereiro 2023

Temporal causa duas mortes no litoral norte de SP, e governo diz que região deve ser evitada; chuvas em 24 horas ultrapassaram os 600 mm

 


Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER/PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

A chuva que cai sobre o litoral de São Paulo desde o sábado (18), registrando recorde de precipitação em algumas cidades, já deixou pelo menos duas pessoas mortas, segundo dados dos bombeiros e de prefeituras locais.

Em Ubatuba, um deslizamento matou uma criança de 7 anos. Já em São Sebastião, uma mulher de 40 anos morreu no bairro de Boiçucanga. A cidade decretou estado de calamidade pública e cancelou toda a programação do Carnaval.

Esses são apenas os resultados mais graves do temporal, que deixou famílias desabrigadas, alagou vias e provocou interdições em estradas. Trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios foram interditados.

A região foi visitada na manhã deste domingo (19) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e por representantes da Defesa Civil. O órgão recomendou que o deslocamento para a região seja evitado – a região é muito procurada por turistas em períodos como o do Carnaval.

Tarcísio afirmou ainda que pediu ajuda para o Exército para socorrer moradores das regiões mais afetadas.

Mais de 600mm em 24 horas

De acordo com o governo de São Paulo, os acumulados de chuva em 24 horas ultrapassaram os 600 mm em alguns pontos do litoral. As áreas mais atingidas estão entre Bertioga (683 mm) e São Sebastião (627 mm) – índices que estão entre os maiores já registrados no país. Bertioga, a mais atingida, decretou estado de emergência e também cancelou a programação de Carnaval.

R7
Fonte: Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário