10 março 2023

Prazo para declarar IRPF começa na próxima semana

Começa na próxima quarta-feira (15) e segue até o dia 31 de maio o prazo para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023 (ano-base 2022) à Receita Federal. Os contribuintes que recebem a partir de  R$ 1.903,98 (mesmo valor da declaração passada) por mês devem acertar as contas com o leão, de acordo com a tabela do Imposto de Renda vigente. Quem ganha abaixo deste valor está isento do pagamento do tributo. No Rio Grande do Norte, são esperadas entre 396.320 e 406.615 declarações, segundo informações da Receita.

Prazo para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física começa no dia 15 deste mês e vai até 31 de maio


Neste ano, as regras para envio da declaração do IR conta com algumas novidades. Uma delas diz respeito à obrigatoriedade em renda variável. Com isso, quem operou na Bolsa de valores com soma inferior a R$ 40 mil não é mais obrigado a declarar. Além disso, a Receita Federal fez alterações na plataforma Meu Imposto de Renda. Agora, podem fazer uso da declaração pré-preenchida o procurador pessoa física ou jurídica do contribuinte, via procuração eletrônica, ou um dependente autorizado pelo contribuinte.

Há também mudanças em alguns detalhes nas fichas do programa IRPF e nas prioridades de restituição do tributo. Desse modo, os grupos prioritários, por ordem, ficam da seguinte maneira: idosos a partir dos 80 anos; idosos entre 60 e 79 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda sejam o magistério; contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por pix; demais contribuintes.

Em relação às fichas do programa IRPF 2023, as novidades dizem respeito aos tópicos a seguir: a atualização dos rendimentos de Pensão Alimentícia, que foram para a Ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis; a Ficha de Bens e Direitos solicita código de negociação para os bens negociados em bolsa; e a nova mensagem no recibo de entrega informa a possibilidade de opção pelo débito automático no Meu Imposto de Renda, mesmo após o fim do prazo de entrega.

Leia Mais essa noticia, na Tribuna do Norte, VEJA AQUI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário