02 maio 2023

Lula se reúne com o presidente da Argentina hoje para tratar de ‘pacote de socorro ao país’

Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (2) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Os dois jantarão juntos em Brasília para tratar de um possível pacote de medidas de socorro ao país vizinho.

O jantar foi marcado durante uma chamada de vídeo de 45 minutos entre os dois chefes de Estado na última quinta-feira (27), ocasião em que ambos “ressaltaram a importância de aprofundar os laços de fraternidade e o comércio bilateral”, entre outros temas, segundo o governo argentino.

O presidente Lula quer que o Brasil promova um gesto de solidariedade internacional. Ele é amigo pessoal de Alberto Fernández, que enfrenta uma grave crise fiscal e monetária, com inflação anual superior a 100%.

Entre as medidas estudadas pelo governo brasileiro, está a liberação de uma linha especial de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para facilitar exportações brasileiras para a Argentina. Outro tema sobre a mesa é a vinculação do gasoduto Vaca Muerta com a rede que abastece o Sul do Brasil. Para concluir a obra antes do fim do mandato dele, neste ano, Fernández precisa de financiamento na casa dos US$ 700 milhões.

Até mesmo um cargo para o futuro ex-presidente é cogitado por Lula. Fernández não disputará um novo mandato para governar a Argentina e pode vir a presidir a nova União de Nações Sul-Americanas (Unasul) — organismo que Lula pretende reativar. O país vizinho terá eleições presidenciais em 22 de outubro.

R7

Fonte: Blog do BG



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário