30 julho 2025

Ministro Alexandre de Moraes vai ao jogo do Corinthians e faz gesto obsceno no dia em que é sancionado pelos EUA

Ministro do STF esteve no camarote
da Neoquímica Corinthians/
Foto: Alex Silva/Estadão
Em meio à repercussão internacional das sanções impostas pelos Estados Unidos com base na chamada Lei Magnitsky, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi flagrado em clima descontraído durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), Moraes compareceu ao estádio na noite da última quarta-feira (30), onde foi visto sorrindo, acenando e, em determinado momento, realizando um gesto obsceno com as mãos. As imagens circularam nas redes sociais e geraram reações diversas.

A presença do ministro no estádio ocorre justamente no mesmo dia em que seu nome foi incluído na lista de sanções dos Estados Unidos, em um ato simbólico que, segundo o governo americano, visa responsabilizar autoridades por possíveis violações a direitos humanos e atos antidemocráticos.

A Lei Magnitsky, usada como base para a medida, permite ao governo norte-americano sancionar indivíduos considerados envolvidos em corrupção ou repressão. A sanção, de caráter diplomático e financeiro, inclui o congelamento de bens e a proibição de entrada nos EUA.

A atitude de Moraes no estádio, enquanto era alvo de uma medida desse porte, foi interpretada por críticos como um sinal de deboche ou desprezo pela decisão americana.

A matéria completa pode ser lida no site do Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário