28 setembro 2025

Ataque a igreja mórmon em Michigan deixa pelo menos um morto e provoca incêndio

Na rede social o presidente Donald Trump, do partido Republicano: Truth Social, disse que o tiroteio "parece ser mais um ataque direcionado a cristãos nos Estados Unidos da América".

Um homem invadiu com um carro uma igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmon) na cidade de Grand Blanc, em Michigan (EUA), e abriu fogo contra os fiéis neste domingo. Segundo a polícia local, pelo menos dez pessoas foram atingidas, e uma delas morreu.

O chefe de polícia de Grand Blanc, William Renye, informou que o suspeito, de 40 anos e morador de Burton — cidade vizinha a cerca de 7 km —, bateu o carro contra as portas do templo antes de começar a disparar com uma arma de uso militar. O impacto provocou um incêndio no prédio, que estava lotado.

Bombeiros foram acionados para conter as chamas e equipes de emergência continuam no local. As autoridades não descartam encontrar mais vítimas entre os escombros.

O atirador morreu durante troca de tiros com dois policiais que chegaram rapidamente ao local, mas seu nome ainda não foi divulgado. Grand Blanc tem cerca de 7.700 habitantes e fica a cerca de 100 km a noroeste de Detroit.

A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer (Partido Democrata), lamentou o ataque. “Meu coração está partido pela comunidade de Grand Blanc. Violência em qualquer lugar, especialmente em um local de culto, é inaceitável”, escreveu nas redes sociais.

Autoridades nacionais também se pronunciaram. A secretária de Justiça dos EUA, Pam Bondi, classificou o ataque como “devastador e aterrorizante”.

Já o presidente Donald Trump, em publicação na rede Truth Social, afirmou que o tiroteio “parece ser mais um ataque direcionado a cristãos nos Estados Unidos da América”. Ele acrescentou que o FBI está no local e cobrou uma resposta firme. “Esta epidemia de violência em nosso país deve acabar, imediatamente!”, escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário