20 setembro 2025

Esquerda vai às ruas contra Congresso constrangida por votos do PT a favor da PEC da Blindagem

 

📌 Fonte: Folha de S. Paulo - Movimentos sociais de esquerda realizaram protestos neste domingo (21) em pelo menos 33 cidades do país, incluindo 22 capitais, contra a aprovação da chamada PEC da Blindagem e a urgência do projeto da anistia.

Os atos foram convocados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao PSOL e ao PT, reunindo organizações como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).

Impulsionadas pelo apoio de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, as manifestações buscaram transformar a indignação nas redes sociais em presença nas ruas.

“Tinha que ser agora, no calor da indignação, porque foi de fato uma semana em que o Congresso decidiu aprovar dois dos maiores absurdos da história do parlamento brasileiro. Não daria para ficar assistindo só pelas redes. É necessário ter o elemento rua”, disse à Folha Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares e da Frente Brasil Popular.

Apesar da mobilização, o clima entre os partidos de esquerda foi de constrangimento. Isso porque 12 deputados do PT votaram a favor da PEC da Blindagem, apelidada de PEC da Bandidagem por permitir ao Congresso barrar prisões de parlamentares e processos no STF (Supremo Tribunal Federal) contra deputados e senadores.


COMENTÁRIO: Doze deputados do PT abriram os olhos para o que está acontecendo no país.
Se vivêssemos em tempos de normalidade, eu seria totalmente contra esse projeto. Mas, diante da realidade atual — em que parlamentares enfrentam ameaças constantes apenas por exercerem seu mandato — vejo como necessária a proposta. É uma forma de garantir tranquilidade àqueles que foram escolhidos para defender o povo, sem medo das consequências de lutar pelo que é certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário