23 setembro 2025

O que diz a imprensa internacional sobre sanção dos EUA à esposa de Alexandre de Moraes



A decisão do governo de Donald Trump de sancionar Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, repercutiu na imprensa internacional como uma escalada de tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

As punições foram aplicadas com base na Lei Magnitsky, que permite ao governo americano bloquear bens e restringir negócios de pessoas acusadas de violações de direitos humanos. Além de Viviane, também foi incluído na lista o Lex - Instituto de Estudos Jurídicos, empresa mantida por ela e pelos três filhos do casal.

O pacote de medidas anunciado na segunda-feira (22) também atingiu o advogado-geral da União, Jorge Messias, que teve seu visto americano revogado.

O jornal Washington Post destacou que a sanção contra a esposa de Moraes “marca uma escalada na disputa diplomática entre o presidente Donald Trump, aliado de Jair Bolsonaro, e o governo brasileiro”.

A tensão cresce em meio às discussões sobre anistia e redução de penas para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, ampliando ainda mais o cenário de instabilidade política.

📌 Com informações da imprensa internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário