23 outubro 2025

Déficit do IPERN gera reação na ALRN e pressão do TCE-RN

 


O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN), Nereu Linhares, confirmou, na Comissão de Administração da Assembleia Legislativa, que recebeu na terça-feira (21), a notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apresentar, no prazo de 60 dias, medidas de redução do déficit atuarial previdenciário do Estado, que chegou a R$ 54,3 bilhões.

Nereu Linhares compareceu à reunião da Comissão de Administração, na manhã da quarta-feira (22), a convite do deputado estadual Gustavo Carvalho (PL), que o questionou sobre uma possível retirada de recursos de fundo previdenciário sem autorização legislativa. “O que tinha era uma aplicação que estava em R$ 48 milhões de uma aplicação financeiras que e foi utilizada no pagamento na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas”, disse ele, para afirmar que desde 2016 não existem recursos de fundo previdenciários, que começaram, a ser sacados depois de autorização do Legislativo desde 2014.

“Temos que botar os pontos nos is”, afirmou o deputado Gustavo Carvalho, que apesar de se dizer “encantado” com a explanação do presidente do IPERN, reforçou que fará questionamentos judiciais ao órgão. Ao final da reunião, a Comissão aprovou o pedido de informações como saldo na conta da Previdência e movimentação financeira dos últimos 12 meses. “Para entender o fluxo de caixa”, explicou o presidente Luiz Eduardo.

Leia mais essa noticia no Portal da Tribuna do Norte, VEJA AQUI.

Fonte > Portal da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário