O Procon RN informou, nesta segunda-feira 17, que as cobranças de GD2 e GD3 aplicadas pela Cosern estão suspensas temporariamente após o registro de mais de 100 denúncias de consumidores em diferentes regiões do Rio Grande do Norte.
O anúncio foi feito pela diretora-geral do órgão, Ana Paula Araújo, durante reunião com representantes da concessionária e de Procons municipais. A Cosern ainda não confirmou a suspensão.
As reclamações registradas nos últimos dias relatam aumentos entre 200% e 600% nas contas de energia e a inclusão de itens como ICMS, PIS, COFINS, taxa de iluminação pública (COSIP) e tarifa de bandeira. Parte dos consumidores questiona a aplicação das tarifas GD2 e GD3, relacionadas ao Marco Legal da Micro e Minigeração Distribuída.
Após a reunião desta segunda-feira, o Procon RN disse que a suspensão das cobranças permanece válida até a conclusão da análise. Ana Paula Araújo afirmou: “O Procon RN atua para garantir que o consumidor não seja penalizado por cobranças sem transparência ou potencialmente abusivas.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário