13 novembro 2025

EUA lançam operação militar “Lança do Sul” contra narcotráfico na América Latina

O secretário de Defesa dos EUA,
Pete Hegseth, discursa em Seul
durante evento sobre segurança
 - 
Lee Jin-Man - 4.nov.25/AFP
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (13) a Operação Lança do Sul, uma ação militar voltada ao combate de grupos ligados ao narcotráfico na América Latina. O anúncio foi feito pelo secretário da Defesa, Pete Hegseth, em meio ao desgaste político causado pelos novos desdobramentos do caso Jeffrey Epstein, que atingem o governo Trump.

A operação será conduzida pelo Comando Sul (Southcom), responsável por ações militares americanas em 31 países da América do Sul, América Central e Caribe. Segundo Hegseth, a missão tem três objetivos principais: defender o território americano, combater “narcoterroristas” no hemisfério ocidental e reduzir a entrada de drogas nos EUA.

Em mensagem na plataforma X, ele afirmou que o presidente Donald Trump ordenou a ofensiva e que o “Departamento de Guerra” — novo nome adotado pelo Pentágono — está executando a ordem. Ainda não foram divulgados detalhes operacionais, e o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, não se pronunciou até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário